Parenting

parenting aconselhamento parental

Aconselhamento ParentalPorque não faz mal pedir ajuda!

Porque os filhos não vêm com livro de instruções! E porque sermos pais nos dias de hoje não é tarefa fácil!

Ser mãe ou pai não é um caminho individual … é um processo de consciencialização, promoção, apoio e acompanhamento no desenvolvimento físico, emocional, social e intelectual de uma criança, desde a infância até à idade adulta.

A responsabilidade do papel que representamos na vida dos filhos e a procura constante de nos superarmos perante os desafios que surgem, todos os dias, nem sempre acontece da forma desejada, e muitas vezes instalam-se dúvidas, angustias … A estas juntam-se os nossos próprios receios e dificuldade em falar com alguém sobre eles o que agrava o cenário… sentimo-nos perdidos perante a grandeza da missão ... precisamos de ajuda.

O Aconselhamento Parental é uma forma de apoio que pode ajudar as famílias no processo de parentalidade. Numa conversa franca, promove-se o esclarecimento e orientação das questões relacionadas com o desenvolvimento, afetividade e comportamento da criança, da compreensão e consciencialização das dificuldades. Cada sessão vai permitir mais um passo na (re)criação de estratégias que podem ajudar os pais neste enorme desafio!

O Aconselhamento Parental permite o desenvolvimento de estratégias adequadas, considerando a unicidade de cada criança/adolescente, facilita a comunicação consistente, segura e afetiva, que clarifica regras e limites, que promove relações saudáveis, transformações, aumento da competência e confiança parental, o que resulta, claro, em famílias mais unidas e felizes. Numa única frase permite um percurso em conjunto, feito por pais de passos mais firmes e de filhos com sorrisos mais abertos!

O aconselhamento Parental pode ser útil:

  Quando as crianças manifestam sofrimento emocional e/ou inseguranças

  Dificuldades comportamentais

  Dificuldades de aprendizagem

  Dificuldades no estabelecimento de regras/limites

  Dificuldades na comunicação

  Dificuldade em lidar e gerir mudanças

  Acontecimentos traumáticos

  Isolamento

  Excesso de tecnologias/redes sociais

Psicólogos/Terapeutas da Especialidade Parenting - Aconselhamento Parental

Terapeuta Parenting Ana Carina Marques

Ana Carina Marques

Terapeuta Parenting Antonio Pedro Machado

António Pedro Machado

Terapeuta Parenting Joana Garcia da Fonseca

Joana Garcia da Fonseca

Terapeuta Parenting Marina Orrico Tavares

Marina Orrico Tavares