O seu Consultório

O consultório Mind Engineering, especializado em Psicologia, Psicoterapia e Desenvolvimento Humano, é uma referência na Cidade de Lisboa. Inspiramos pessoas na concretização de todo o seu potencial! Somos uma equipa especializada e altamente qualificada na área da psicologia, psicoterapia, terapia familiar e de casal e coaching.

Apaixonados pelo que fazemos, trabalhamos de forma multidisciplinar, sistematizando e integrando os conhecimentos das diferentes áreas da nossa atuação.

Esta prática integradora enriquece a nossa compreensão, as nossas competências e intervenções, ampliando a eficácia dos nossos serviços.

 

Trabalhamos por si e a olhar para si!

Psicologia Clínica, Psicoterapia Adultos e Idosos

Psicologia Clínica, Psicoterapia Adultos e Idosos

Psicologia Clínica 

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e o funcionamento mental, de forma objectiva e científica. No caso específico da Psicologia Clínica, esta debruça-se sobre a psicopatologia, ou seja, aborda as doenças mentais e a sua sintomatologia, num processo de análise compreensiva do indivíduo, na sua profundidade, individualidade, traços de personalidade, competências, funcionamento psíquico e história de vida, enquanto sujeito único e singular. 

 

Psicoterapia 

A palavra psicoterapia, do grego psykhe – mente e therapeuein - curar, é um processo baseado na relação estabelecida entre o terapeuta e o paciente que procura a (re)construção do desenvolvimento pessoal e estrutural do paciente, através da criação e/ou reeducação de estratégias mentais para o autoconhecimento e consciência de si mesmo. 

Este processo contribui para que o paciente adquira uma melhor visão sobre os seus problemas, sintomáticos ou desadaptativos, caminhando gradualmente para uma melhor e maior capacidade de tomada de decisão. A psicoterapia adapta-se aos objetivos definidos entre paciente e terapeuta, promovendo mudanças emocionais e comportamentais, desenvolvimento pessoal e a potencialização dos recursos que o ser humano dispõe para atingir a transformação, a realização e a superação. 

 

Avaliação Psicológica 

A avaliação psicológica é um procedimento utilizado para ?avaliar o estado e funcionamento psíquico de uma pessoa, de acordo com o pedido/finalidade da avaliação. É realizada através de instrumentos de avaliação, como a entrevista e recolha de dados, observação, aplicação de provas e testes psicológicos e análise e?interpretação dos resultados.  

Psicologia Clínica, Psicoterapia Crianças e Adolescentes

Psicologia Clínica, Psicoterapia Crianças e Adolescentes

Psicologia da Criança / Adolescente

A Psicologia da Criança e do Adolescente é uma área da Psicologia que se dedica à avaliação e intervenção nas dificuldades emocionais e comportamentais, que podem ocorrer durante o desenvolvimento das crianças e adolescentes, tais como:

• Problemas de comportamento;

• Comportamentos de oposição/desafio;

• Comportamentos auto-lesivos;

• Problemas de relacionamento interpessoal;

• Medos e fobias;

• Ansiedade e depressão;

• Alterações do sono e alimentação;

• Problemas de autoestima;

• Bullying e cyberbullying.

 

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica é um procedimento utilizado para avaliar o estado e funcionamento psíquico de uma pessoa,  de acordo com o pedido/finalidade da avaliação. É realizada através de instrumentos de avaliação, como a entrevista e recolha de dados, observação, aplicação de provas e testes psicológicos e análise e interpretação dos resultados.

Psicologia Educacional

Psicologia Educacional

Psicologia educacional

A psicologia educacional é a área de estudo da Psicologia que tem como objetivo principal aprofundar os métodos e abordagens relativos aos processos de aprendizagem e ensino. Nesse sentido, são estudadas técnicas e estratégias educacionais, sempre com o objetivo de melhorar o ensino e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos.

 

Orientação escolar e vocacional

O processo de orientação escolar e vocacional apoia os jovens na tomada de decisões relativamente ao seu percurso formativo e profissional. Explora os seus interesses, expetativas, aptidões, motivações, valores e outros domínios da personalidade que podem influenciar a tomada de decisão.

Terapia de Casal

Terapia de Casal

Terapia de Casal

A Terapia de Casal tem como principal objectivo ajudar os casais a ultrapassar crises e dificuldades, que interferem na relação/dinâmica do casal e que podem originar conflitos e/ou distanciamento emocional.

Com base na construção de um espaço protegido de diálogo, a Terapia de Casal promove a oportunidade de compreender e partilhar, com o outro, o significado dos problemas que emergem na relação, bem como dos conflitos e dinâmica que mantém o problema. Ajuda ainda o casal na análise dos papéis que cada um desempenha na relação.

Facilita a construção de novas formas de relação, nas quais as competências e recursos dos elementos e da relação são potenciados e recriados.

Nesta ampliação da percepção do outro e de si mesmo, surgem novas formas de adaptação que o casal pode experimentar, para se sentir melhor no contexto da sua relação.

A Terapia de Casal constitui-se, por isso, como uma co-construção com o casal de novas possibilidades, para que possam dar continuidade ao crescimento e ao projecto de vida do casal, num registo de maior felicidade e satisfação.

 

Sexologia Clínica

A Sexologia é o ramo da ciência que intervém no domínio da sexualidade humana, nas suas múltiplas vertentes. Tem como principais atribuições a abordagem e tratamento das disfunções sexuais (situações persistentes e/ou recorrentes de insatisfação sexual significativa, percecionadas por um ou mais indivíduos, nomeadamente, falta de desejo sexual, disfunção erétil, ejaculação precoce, entre outros).

Idealmente, a primeira consulta deve ser realizada com os membros do casal. No entanto, quando tal não for possível, ou se houver indicação em contrário, terá lugar uma abordagem individual. A duração do tratamento dependerá de diversos fatores: problemática em questão, contexto em que surge e se mantém, características pessoais e familiares, entre outros.

 

Saúde Sexual e Reprodutiva

Aconselhamento geral em Saúde Sexual e Reprodutiva (Contraceção, Infeções Sexualmente Transmissíveis, Gravidez/Gravidez na Adolescência); Intervenção com pessoas LGBTQIA+ e Intervenção no âmbito de Relações (Amorosas, Familiares e de Amizade) com pessoas jovens. 

Terapia Familiar

Terapia Familiar

Terapia Familiar

A Terapia Familiar Sistémica é uma forma de psicoterapia que observa e compreende os problemas/dificuldades, ao nível dos sistemas de interação dos membros de uma família. As dificuldades familiares são compreendidas como o resultado das interações entre todos os indivíduos do sistema. O foco da intervenção incide sobre o modo como os padrões de interação sustentam o problema/dificuldade, considerando sempre a família como um todo, que é maior do que a soma das partes.

As sessões têm como principal objetivo facilitar a comunicação, reorganizar as relações familiares, promover o autoconhecimento, colocar em evidência as competências e recursos da própria família, ativando a sua participação na resolução dos seus problemas e dificuldades. Proporciona um espaço onde o crescimento autónomo de cada um dos elementos da família possa acontecer em paralelo com o crescimento emocional da família.

O processo psicoterapêutico pode envolver toda a família ou só alguns elementos, variando de acordo com as questões apresentadas.

 

Intervenção Sistémica

"A intervenção sistémica é uma construção a várias mãos, em que terapeuta e paciente(s) trilham caminhos, em conjunto, no sentido do encontro com um verdadeiro bem-estar".

A abordagem sistémica (individual, de casal ou familiar) define uma metodologia de intervenção terapêutica que foca a sua atenção nas relações que se estabelecem entre as partes de um sistema, tendo como pano de fundo os pressupostos da Teoria Geral dos Sistemas, criada por Ludwig von Bertalanffy, nos anos 30.

Numa lógica sistémica, para compreender uma família não basta compreender cada um dos elementos que a compõem, olhados individualmente, mas sim a complexidade das relações que se estabelecem entre si. Este "olhar" sobre a família pressupõe a existência de uma engrenagem, na qual o movimento/comportamento de cada uma das peças desencadeia uma sequência de movimentos das restantes. Na complexidade das relações familiares, a mudança acontece (ou não acontece quando devia acontecer) e provoca crises com impacto a nível individual, conjugal e parental.

As sessões têm como principal objetivo facilitar a comunicação, reorganizar as relações familiares, promover o autoconhecimento, colocar em evidência as competências e recursos da própria família, ativando a sua participação na resolução dos seus problemas e dificuldades. Proporcionam um espaço onde o crescimento autónomo, de cada um dos elementos da família, possa acontecer em paralelo com o crescimento emocional da família.

 

Parenting

Porque os filhos não vêm com livro de instruções! E porque sermos pais nos dias de hoje não é tarefa fácil! Ser mãe ou pai não é um caminho individual, é um processo de consciencialização, promoção, apoio e acompanhamento no desenvolvimento físico, emocional, social e intelectual de uma criança, desde a infância até à idade adulta.

A responsabilidade do papel que representamos na vida dos filhos e a procura constante de nos superarmos perante os desafios que surgem, todos os dias, nem sempre acontece da forma desejada, e muitas vezes instalam-se dúvidas, angustias. A estas juntam-se os nossos próprios receios e dificuldade em falar com alguém sobre eles o que agrava o cenário, sentimo-nos perdidos perante a grandeza da missão ... precisamos de ajuda.

O Aconselhamento Parental é uma forma de apoio que pode ajudar as famílias no processo de parentalidade. Numa conversa franca, promove-se o esclarecimento e orientação das questões relacionadas com o desenvolvimento, afetividade e comportamento da criança, da compreensão e consciencialização das dificuldades. Cada sessão vai permitir mais um passo na (re)criação de estratégias que podem ajudar os pais neste enorme desafio!

O Aconselhamento Parental permite o desenvolvimento de estratégias adequadas, considerando a unicidade de cada criança/adolescente, facilita a comunicação consistente, segura e afetiva, que clarifica regras e limites, que promove relações saudáveis, transformações, aumento da competência e confiança parental, o que resulta, claro, em famílias mais unidas e felizes. Numa única frase permite um percurso em conjunto, feito por pais de passos mais firmes e de filhos com sorrisos mais abertos!

 

A Mediação Familiar

A Mediação Familiar permite resolver conflitos familiares, nomeadamente a mediação de conflitos relacionados com divórcio, separação, responsabilidades parentais, conflitos entre pais e filhos, conflitos entre irmãos, entre outros.

Neuropsicologia Crianças e Adolescentes

Neuropsicologia Crianças e Adolescentes

Neuropsicologia Pediátrica

A Neuropsicologia Pediátrica é uma área da psicologia que se dedica ao estudo, compreensão e análise das funções cognitivas e comportamentais em casos de perturbações neurodesenvolvimentais, na infância e na adolescência, tais como:

• Dificuldades de aprendizagem;

• Perturbação de hiperatividade / défice de atenção;

• Dislexia;

• Disortografia:

• Discalculia;

• Disgrafia;

• Perturbação do desenvolvimento intelectual;

• Outras perturbações associadas a condições neurológicas e desenvolvimentais.

 

Avaliação Neuropsicólogica

A avaliação neuropsicológica analisa as funções cognitivas, nomeadamente, memória, concentração, linguagem, raciocínio, capacidade de julgamento, função motora, entre outros.

 

Intervenção Neuropsicólogica

A intervenção neuropsicólogica, na sequência do processo de avaliação, pretende potenciar funções cognitivas que estejam deficitárias por perda ou pouco desenvolvidas. Parte do pressuposto que a plasticidade cerebral existe em todas as fases da vida.

Neuropsicologia Adultos e Idosos

Neuropsicologia Adultos e Idosos

Neuropsicologia Adultos e Idosos

É uma área da Psicologia que se dedica a estudar, compreender e analisar as habilidades cognitivas em adultos e idosos com algum tipo perturbação neurocognitiva, como as demências, lesões cerebrais e qualquer deficiência cognitiva que interfira na vida quotidiana da pessoa.

 

Avaliação Neuropsicólogica

A avaliação neuropsicológica analisa as funções cognitivas, nomeadamente, memória, concentração, linguagem, raciocínio, capacidade de julgamento, função motora, entre outros.

 

Intervenção Neuropsicólogica

A intervenção neuropsicólogica, na sequência do processo de avaliação, pretende potenciar funções cognitivas que estejam deficitárias por perda (por demência, lesões. Entre outras.) ou pouco desenvolvidas. Utiliza materiais lúdicos com o intuito de lentificar o curso da doença e otimizar as funções cognitivas e executivas que estão ainda preservadas.

Comportamentos Aditivos

Comportamentos Aditivos

Comportamentos Aditivos 

“Todo o excesso esconde uma falta.” Freud 

Por vezes, identifica que determinados comportamentos são praticados por si em excesso e que as consequências dos mesmos se revelam e prejudicam diferentes dimensões da sua vida. Tais comportamentos produzem prazer ou aliviam uma sensação de desconforto e sofrimento, e por isso ocorre uma perda do controlo e o prosseguimento da sua prática. Alguns exemplos são o jogo patológico, adição a compras ou sexo, adição a substâncias psicoativas... 

Esses comportamentos cumprem uma função na sua vida e, como Freud afirmou, tentam preencher um vazio que proporciona desconforto e sofrimento. Os principais objetivos da sua prática são aligeirar este desconforto, o desaparecimento do sofrimento substituindo-o pela felicidade induzida ou uma sensação de insensibilidade.

  

Entrevista/Avaliação Motivacional 

A Entrevista Motivacional revela a sua utilidade por estimular a mudança do comportamento e ajudar a explorar e resolver a ambivalência entre a vontade de mudar e a de não mudar.

 

Intervenção nas Adições 

A intervenção nas dependências é feita com uma abordagem integrativa que abarca técnicas cognitivo-comportamentais caracterizadas pela sua componente prática e centrada no cliente. O terapeuta irá primar pelo estabelecimento de uma relação terapêutica segura e empática, aceitar as ambivalências e pontos de vista do cliente, respeitar as suas opiniões e decisões, bem como, compreender e aceitar o curso do processo terapêutico ao ritmo do cliente. 

Terapia Cognitivo Comportamental

Terapia Cognitivo Comportamental

Terapia cognitivo comportamental 

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem de tratamento psicológico, baseada na ideia de que pensamentos, emoções, sensações corporais e comportamentos estão conectados. 

Considerando essa conexão, a TCC afirma que, se mudarmos uma dessas condições, podemos alterar as demais. 

O foco da terapia cognitivo comportamental é auxiliar a pessoa a identificar pensamentos e comportamentos prejudiciais que, por sua vez, geram emoções e sensações desconfortáveis.

Intervenção em Crise e Emergência Psicológica

Intervenção em Crise e Emergência Psicológica

Intervenção em Crise e Emergência Psicológica

A crise psicológica pode ser definida pelo resultado de um evento inesperado e impactante – como, por exemplo, a morte de um ente querido, a ocorrência de um acidente, uma perda financeira significativa, violências, ou o diagnóstico de uma doença – que cause um nível de stress agudo e significativo. O principal objectivo da Psicologia em contextos de Crise e Emergência passa por fornecer apoio psicológico imediato, pelo que as intervenções aplicadas visam ajudar o paciente a lidar com a situação de crise de forma mais saudável e promover o seu reequilíbrio emocional. Em contexto clínico, e através da criação de um ambiente acolhedor e seguro, são fornecidas informações úteis e estratégias práticas por forma a ajudar o paciente a lidar com a situação de crise de forma adaptativa e a reestabelecer o seu bem-estar psicológico.

Psicoterapia Alimentar

Psicoterapia Alimentar

Psicoterapia Alimentar

É um processo emocional focado em perceber como nos alimentamos e como percebemos a comida em nossas vidas. Diferenciar excessos eventuais (comer muito ou comer pouco) e os sinais de um distúrbio alimentar é o expectável com este modelo de intervenção. Neste modelo, podemos perceber, descobrir e alterar padrões de relação com a comida e as emoções que a alimentação nos provoca.

Geralmente são abordados temas como o papel da comida na sua vida, a influência de situações de stress na alimentação, a ansiedade e a depressão como fatores de maior ou menor alimentação, percepção do seu corpo, entre outros fatores.

Psicoterapia Corporal

Psicoterapia Corporal

Psicoterapia Corporal

O modelo psicoterapêutico da Análise Bioenergética desenvolveu-se a partir da psicanálise e tem origem nas teorias de Wilhelm Reich, discípulo e contemporâneo de Freud, que percebeu a importância de considerar o corpo do paciente, no sentido de aprofundar e libertar a respiração para melhorar e intensificar a experiência emocional.

Foi Alexander Lowen quem mais tarde consolidou e aprofundou o modelo, com um conjunto coerente de métodos e de técnicas alicerçados e de eficácia comprovada na prática clínica, de abordagem integrada, que procura compreender a pessoa não apenas no seu psiquismo, mas também na sua expressão corporal: a postura, os padrões de reação, as inibições a nível da mobilidade e a respiração, são manifestações que devem ser consideradas no tratamento.

Segundo a análise bioenergética, os sentimentos reprimidos provocam tensões musculares no indivíduo, que bloqueiam as emoções e afetam a relação consigo próprio e com os outros. A Análise Bioenergética é utilizada para identificar as emoções bloqueadas do paciente, através da realização de exercícios e técnicas corporais.

Hipnoterapia

Hipnoterapia

Hipnoterapia

A Hipnoterapia é o uso de técnicas e métodos terapêuticos durante o estado de hipnose, que se caracteriza pela comunicação direta com o subconsciente do paciente, permitindo perceber a origem dos comportamentos, hábitos e/ou estados emocionais, tornando possível a sua alteração de forma rápida e definitiva. 

A hipnose é um estado natural da mente, um estado de foco e concentração, com direcionamento da atenção, pode acontecer de forma espontânea, por exemplo, a conduzir ou ler um livro, ou de forma induzida. 

Trabalhando diretamente no subconsciente podemos tratar doenças emocionais e doenças físicas. 

A Hipnoterapia pode ser utilizada para: 

 - Deixar de fumar,  

 - Perder peso,  

 - Compulsão alimentar, 

 - Depressão, 

 - Ansiedade, 

 - Medos e fobias, 

 - Enxaquecas, 

 - Fibromialgia,  

 - Dores crónicas, 

 - Perturbações do sono, 

 - Preparação para o parto, 

 - Preparação para cirurgia, 

 - Preparação para exames e provas, entre outros. 

É para todas as pessoas que querem melhorar a sua saúde, qualidade de vida e bem-estar, sejam eles crianças, adolescentes ou adultos.

Psicoterapia do Envelhecimento

Psicoterapia do Envelhecimento

Psicoterapia do Envelhecimento

O envelhecimento é um processo. E como todo processo, será que pensamos sobre isto ou será que nos preparamos para envelhecer?! Envelhecer de uma forma saudável está atrelado aos cuidados de sua saúde física e mental. Entretanto, as mudanças que a vida nos impõe nesta etapa da vida, como a reforma, a saída dos filhos de casa, a morte de parceiros próximos, ou doenças de familiares podem fazer com que tenhamos dificuldades em nos adaptarmos a estas mudanças e, por isto, o apoio emocional nesta etapa pode ser fundamental para que tenhamos uma boa qualidade de vida.

Coaching

Coaching

Coaching

O foco no objetivo, porque você tem o que precisa !

O coaching é um processo que lhe permite a aprendizagem e o desenvolvimento de competências pessoais visando a sua melhor performance profissional. Este processo auxilia as pessoas a atingirem os seus objetivos, através da optimização dos seus próprios recursos. Desenvolve e potencia habilidades, competências aumentando o seu auto-conhecimento, a sua confiança, eficácia e sentimento de auto-realização. Mais do que ensinar, o coaching ajuda-o a aprender sobre o que necessita para atingir os seus objetivos.

Você possui todos os recursos para viver em excelência e plenitude, por isso, é responsável pelo sucesso na sua vida. Fazemos consigo esta pesquisa, em torno do que realmente deseja e dos recursos necessários para o conseguir.

O Coach acompanha-o na viagem da auto-descoberta, das novas possibilidades, do caminho a seguir, das decisões a tomar. Ajuda-o a explorar e compreender o presente e a definir o futuro, acompanha-o, orienta-o, desde onde você está, até onde quer chegar. É você quem dirige e decide a sua aprendizagem, é você que controla o processo, com base nos seus objectivos, no seu nível de compromisso, nas suas decisões e acções - foco no objetivo.

As nossas Especialidades

$especialidade['nome'] ?>

Psicologia Clínica, Psicoterapia Adultos e Idosos

Avaliação Psicológica
$especialidade['nome'] ?>

Psicologia Clínica, Psicoterapia Crianças e Adolescentes

Avaliação Psicológica
$especialidade['nome'] ?>

Psicologia Educacional

Orientação Escolar e Vocacional
$especialidade['nome'] ?>

Terapia de Casal

Sexologia Clínica, Aconselhamento em Saúde Sexual e Reprodutiva
$especialidade['nome'] ?>

Terapia Familiar

Intervenção Sistémica, Parenting e Mediação Familiar
$especialidade['nome'] ?>

Neuropsicologia Crianças e Adolescentes

Avaliação Neuropsicólogica, Intervenção Neuropsicólogica
$especialidade['nome'] ?>

Neuropsicologia Adultos e Idosos

Avaliação Neuropsicólogica, Intervenção/Reabilitação Neuropsicológica
$especialidade['nome'] ?>

Comportamentos Aditivos

Entrevista/Avaliação motivacional, Intervenção nas Adições
$especialidade['nome'] ?>

Terapia Cognitivo Comportamental

$especialidade['nome'] ?>

Intervenção em Crise e Emergência Psicológica

$especialidade['nome'] ?>

Psicoterapia Alimentar

$especialidade['nome'] ?>

Psicoterapia Corporal

Análise Bioenergética
$especialidade['nome'] ?>

Hipnoterapia

$especialidade['nome'] ?>

Psicoterapia do Envelhecimento

$especialidade['nome'] ?>

Coaching

Psicóloga Ana Carina Marques

Ana Carina Marques

Psicóloga



Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta, Terapeuta Familiar, Terapeuta Casal.
Membro da Ordem dos Psicólogos - Cédula Profissional Nº 438.
Apaixonada pelo que faz! Considera um privilégio o seu dia-a-dia profissional!
Formada em Psicologia Clínica, ao longo destes vinte anos, tem sido uma grande estudiosa de áreas como Psicoterapia, Desenvolvimento Pessoal, Terapia Familiar e de Casal, Psicologia do Desporto, Coaching, Gestão e Formação Comportamental.
Psicoterapeuta, credenciada pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves.
Terapeuta de Casal e Terapeuta Familiar, credenciada pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica.
Pós Graduação em Relação de Ajuda: Perspectiva da Psicoterapia Existencial no Instituto Universitário ISPA.
Mestrado em Psicologia do Desporto na Faculdade de Motricidade Humana.
Certificação Internacional em Coaching no Mind Coach e ICC.
Actualmente a terminar o MBA – Master em Direção e Administração de Empresas, lecionado pela Universidad Nebrija, em Madrid.
Adora inquietar pessoas, famílias, equipas e considera um privilégio acompanhar histórias de vida, narrativas, vivencias, experiencias, mudanças, simplesmente estar ali.
Adora Inspirar Pessoas!

Terapeuta Marina Orrico Tavares

Marina Orrico Tavares

Terapeuta



Marina Orrico Tavares, mãe de três filhos.
Terapeuta, com muita experiência no trabalho de intervenção sistémica individual. Terapeuta de casal e terapeuta familiar, credenciada pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica.
Especial vocação para o trabalho com famílias e com crianças e adolescentes.
Formação em Educação Parental. Formação no programa “Anos Incríveis”, no âmbito de uma parentalidade positiva com grupos de pais de crianças dos 18 meses aos 8 anos. Formação em “Play Therapy com Crianças e Adolescentes”, ministrada pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
Formação em “Técnicas Expressivas e Dinâmica de Grupos”, promovida pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
Formação em “Coaching de Equipas”, ministrada pelo INA - Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas.
Acredita que, na base de um bom trabalho psicoterapêutico, está a relação que se estabelece dentro do consultório. Envolvida nas causas em que acredita, abraça cada desafio.

Coordenadora Clínica Mónica Muchagata

Mónica Muchagata

Coordenadora Clínica



“A vida sabe o que faz! Só precisamos de fazer o melhor que sabemos”

É o primeiro sorriso que encontra ao chegar ao consultório.  

Acredita nas relações felizes com a vida e tudo de bom que ela nos dá.

Elo de ligação entre terapeutas e quem nos procura para atingir o bem-estar na sua plenitude!

É responsável pela gestão do consultório, das agendas da equipa e do atendimento pessoal no nosso espaço.

Gosta de viajar e conhecer outras culturas, ouvir música, ler um bom livro.

Psicóloga Joana Garcia da Fonseca

Joana Garcia da Fonseca

Psicóloga



Psicóloga Clínica/ Psicoterapeuta, Terapeuta Familiar.
Membro da Ordem dos Psicólogos - Cédula Profissional Nº 7979.
Membro Efetivo da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA, em 1998.
Especialista em Psicologia Comunitária e da Justiça pela Ordem Portuguesa de Psicólogos. Terapeuta Familiar e de Intervenção Sistémica pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
Formação em Educação Parental, no programa “Anos Incríveis”, pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra.
Formação no modelo de Análise Bioenergética, pelo International Institute for Bioenergetic Analysis (IIBA).
Com mais de 20 anos de experiência, a sua abordagem como psicóloga clínica/ psicoterapeuta, é de inspiração dinâmica e sistémica, com recurso a técnicas expressivas e psicocorporais, através da respiração e do movimento.
É consultora em instituições públicas e privadas e formadora nacional e internacional em diversas áreas, nomeadamente: desenvolvimento infantil e parentalidade, intervenção em situação de crise, modelos colaborativos/ intervenção em rede, liderança, gestão de equipas e coaching.
É apaixonada pelo desenvolvimento infantil e pelos diferentes significados das narrativas familiares, crente na humanidade e defensora incondicional dos Direitos Humanos.
Ser psicóloga e psicoterapeuta é poder construir uma relação privilegiada de segurança, acente na empatia, veracidade e respeito incondicional pela pessoa.
Através do vínculo de confiança que se constrói, a psicoterapia proporciona apoio e ajuda no processo de mudança e desenvolvimento pessoal, dando ferramentas para lidar com as perturbações emocionais, que causam sofrimento e diminuem o bem-estar físico e emocional da pessoa.
Nenhuma pessoa é a sua doença, nem pode ser reduzida ao seu problema. Na verdade, é muitas vezes através dos momentos de adversidade e vulnerabilidade, que a pessoa tem a oportunidade de descobrir novos caminhos e de reconstruir a sua história, (re)encontrando a sua capacidade de amar, de se sentir vibrante e de ser feliz. 

Psicólogo Clínico/Psicoterapeuta David Goulart Leitão

David Goulart Leitão

Psicólogo Clínico/Psicoterapeuta



Membro da Ordem dos Psicólogos - Cédula Profissional Nº 5168

Especialista em Psicologia Clínica da Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde e em Comportamentos Aditivos( com e sem substâncias) no adulto e no adolescente.
Com vasta experiência também em Perturbações de ansiedade, depressivas, de Personalidade, Esquizoafectivas.
A ajudar pessoas há praticamente 30 anos, baseando-se essencialmente na relação terapêutica e na competência técnica.
O seu percurso profissional passa por Instituições privadas e estatais, sempre integrado em equipas multidisciplinares.


“Está grato por fazer parte da percentagem de seres humanos que vibra com a sua atividade profissional!
Cada paciente é um desafio pelo facto de ser único “ Não existem manuais de ninguém". É fascinante a aventura da descoberta do outro, e ajudá-lo a conhecer-se um pouco mais e a atingir uma maior tranquilidade.
Dedicado, original, irreverente, experiente, focado e competente.

 

Hipnoterapeuta Isabel Curto

Isabel Curto

Hipnoterapeuta



A Hipnoterapia Clínica transformou a minha vida pessoal e profissional, e não podia guardar esta ferramenta só para mim.

Após quase 20 anos como enfermeira em cuidados intensivos e bloco operatório, dediquei-me à Hipnoterapia Clínica, mantendo a minha missão de vida, cuidar e ajudar pessoas a reencontrar a sua saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Hipnoterapeuta clínica certificada pelo IACT (International Association of Counselors and Therapists) 101422-12634.

Banda Gástrica Virtual certificada por Sheila Granger.

Hipnoterapia para crianças e adolescentes certificada pela Mind Flow Desenvolvimento Humano.

Parentalidade Consciente nível I certificada pela Lifetraining.

Psicólogo Clínico/Psicoterapeuta Alexandre Kuszer

Alexandre Kuszer

Psicólogo Clínico/Psicoterapeuta



Psicólogo Clínico/Psicoterapeuta, Terapeuta Corporal, Terapeuta Familiar e de Casais.

Membro da Ordem dos Psicólogos - Cédula Profissional Nº 27.591.

Mais de 16 anos de prática na intervenção psicológica, com formação certificada nas abordagens da Psicoterapia Corporal Reichiana e da Psicoterapia Sistêmica - Psicoterapia de Famílias e Casais.

Mestre em Temas da Psicologia - Psicogerontologia pela Universidade do Porto e atualmente Doutorando em Psicologia Clínica com enfoque na intervenção em famílias e casais pelas Universidade de Lisboa e de Coimbra.

Sobre minhas formações clínicas, a Psicoterapia Corporal Reichiana percebe e analisa a integração entre a mente e o corpo, entre o que pensamos e vivenciamos com aquilo que sentimos. As vezes podemos ter dificuldades em expressar nossos sentimentos ou eliminar o stress causado por algumas situações. Quando isto ocorre, acumulamos esta tensão, esta energia, e que, se não encontramos caminhos para eliminá-las, podem resultar em dores crónicas ou até mesmo em doenças no corpo.

Já a Psicoterapia Sistêmica amplia nossa visão de mundo com a percepção de que estamos inseridos em pequenos sistemas, pequenos grupos e, como numa engrenagem, funcionamos a medida em que interagimos com os outros e como influenciamos e somos influenciados por estes sistemas. Também analisamos a influência de nossa criação e educação sobre nossos comportamentos sociais em famílias e casais e como passamos isto a diante para nossos filhos, enteados, netos, entre outros.

Especializado nas questões sobre o envelhecimento, tanto no nível de um envelhecimento natural quanto no envelhecimento com doenças degenerativas – demências em geral. Realizo reabilitação neuropsicológica/treino cognitivo em adultos.
Atendo jovens, adultos e idosos com as mais diversas situações, como conflitos familiares, conjugais, violências de todos os tipos, crises de ansiedade, depressão, entre outros. Também possuo prática com transtornos alimentares, principalmente sobre a obesidade e cirurgia bariátrica.

Como costumo dizer,na psicoterapia acolhemos o outro como ele é, sem impor regras, sem limitar seus desejos e assim, estimular uma busca interna por maiores e melhores habilidades para lidar com as adversidades da vida. Com isto, podemos promover um aumento na qualidade de vida das pessoas que buscam um suporte emocional.

 

A sua Equipa

Psicóloga Ana Carina Marques

Ana Carina Marques

Psicóloga

Terapeuta Marina Orrico Tavares

Marina Orrico Tavares

Terapeuta

Coordenadora Clínica Mónica Muchagata

Mónica Muchagata

Coordenadora Clínica

Psicóloga Joana Garcia da Fonseca

Joana Garcia da Fonseca

Psicóloga

Psicólogo Clínico/Psicoterapeuta David Goulart Leitão

David Goulart Leitão

Psicólogo Clínico/Psicoterapeuta

Hipnoterapeuta Isabel Curto

Isabel Curto

Hipnoterapeuta

Psicólogo Clínico/Psicoterapeuta Alexandre Kuszer

Alexandre Kuszer

Psicólogo Clínico/Psicoterapeuta

Onde Estamos


Rua Cidade de Bissau, Lote 53 C, 30.0.3

1800-075 Lisboa


913312150

Chamada de rede móvel nacional

info@mindengineering.pt


Marcar Consulta